terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sugestão de Plano de aula sobre Patrimônio


PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL


Objetivo: Trabalhar a importância da preservação dos monumentos históricos.

Habilidades trabalhadas: Observação e comparação.
Método: Oralidade sobre o tema e apresentação visual, Festival dos 3 minutos e Dramatização.
ATIVIDADE EM 4 PASSOS

PASSO 1: Numa roda de conversa, peça às crianças para falarem sobre igrejas, estátuas e monumentos que conheçam.

PASSO 2: Mostre para elas imagens de monumentos, alguns conservados e outros pichados, sujos e depredados (use transparências, jornais, revistas ou fotos). Peça-lhes para observar, relatar e comparar o que viram. Questione-os para aguçar a observação e comparação.

PASSO 3: FESTIVAL DOS 3 MINUTOS
Material: Papel sulfite, lápis de cor e giz de cera.

Desenvolvimento: forme grupos de 4 alunos. Cada aluno deve receber uma folha sulfite com um patrimônio impresso (igreja, estátua, museu, etc) para pintar. Sentados em círculo, os quatro alunos terão três minutos para pintar. Após esse tempo, cada um terá de passar o desenho para o colega da direita sucessivamente, até todos receberem o seu de volta. Promova então um debate sobre o produto final e pergunte se gostaram de ver como ficou o seu trabalho. Caso não tenham gostado, faça uma sensibilização sobre pichações e depredações.

PASSO 4: DRAMATIZAÇÃO
Material: Caixa de papelão, papel crepom, giz de cera ou tinta.

Desenvolvimento: Forme grupos de 4 alunos. Um será uma estátua, vestido com uma caixa de papelão (a cabeça, os braços e as pernas de fora). Os restantes representarão um vândalo (aquele que depreda) e um defensor do patrimônio. Oriente a dinâmica e, ao final, ofereça uma insígnia ao defensor do patrimônio histórico-cultural, dando-lhe os parabéns.


Fonte:
Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil

3 comentários:

  1. Gostei das ideias, parabéns, mas a cor da letra fica difícil de ler.

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  2. Tão importante quanto a preservação do meio ambiente é a preservação do patrimônio.d

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