PRESERVAÇÃO
DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Objetivo: Trabalhar a importância da preservação dos monumentos históricos.
Habilidades trabalhadas: Observação e comparação.
Método: Oralidade
sobre o tema e apresentação visual, Festival dos 3 minutos e Dramatização.
ATIVIDADE
EM 4 PASSOS
PASSO 1: Numa
roda de conversa, peça às crianças para falarem sobre igrejas, estátuas e
monumentos que conheçam.
PASSO 2: Mostre
para elas imagens de monumentos, alguns conservados e outros pichados, sujos e
depredados (use transparências, jornais, revistas ou fotos). Peça-lhes para
observar, relatar e comparar o que viram. Questione-os para aguçar a observação
e comparação.
PASSO 3:
FESTIVAL DOS 3 MINUTOS
Material: Papel sulfite, lápis de cor e giz de cera.
Desenvolvimento: forme
grupos de 4 alunos. Cada aluno deve receber uma folha sulfite com um patrimônio
impresso (igreja, estátua, museu, etc) para pintar. Sentados em círculo, os
quatro alunos terão três minutos para pintar. Após esse tempo, cada um terá de
passar o desenho para o colega da direita sucessivamente, até todos receberem o
seu de volta. Promova então um debate sobre o produto final e pergunte se
gostaram de ver como ficou o seu trabalho. Caso não tenham gostado, faça uma
sensibilização sobre pichações e depredações.
PASSO 4:
DRAMATIZAÇÃO
Material: Caixa
de papelão, papel crepom, giz de cera ou tinta.
Desenvolvimento: Forme
grupos de 4 alunos. Um será uma estátua, vestido com uma caixa de papelão (a
cabeça, os braços e as pernas de fora). Os restantes representarão um vândalo
(aquele que depreda) e um defensor do patrimônio. Oriente a dinâmica e, ao
final, ofereça uma insígnia ao defensor do patrimônio histórico-cultural,
dando-lhe os parabéns.
Fonte:
Revista
Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
Gostei das ideias, parabéns, mas a cor da letra fica difícil de ler.
ResponderExcluirTão importante quanto a preservação do meio ambiente é a preservação do patrimônio.d
ResponderExcluirSugestões boas pra trabalhadas.
ResponderExcluir