Fizemos um passeio pelo universo da arte ...aprendendo um pouco sobre o surgimento das tintas.
Em seguida, estudamos sobre pigmentos naturais, aglutinante e carga. Experimentando tintas feitas com cenoura, couve e beterraba.O grande destaque ficou por conta das têmperas: alho e ovo. Com as mãos na massa foram produzidas as temperas de alho e ovo criando assim um espaço de investigação, pesquisa e compreensão do que trabalhar nas escolas.
" Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar." ( Fayga Ostrower, Criatividade e Processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.)
Vale afirmar que a arte no contexto escolar não tem a exigência de desenvolver um saber especializado, mas visa introduzir a criança no universo da produção de arte. Assim, a arte deve ser entendida como um momento prazeroso de fruição, experimentação, conhecimento e expressão.
Para que o professor possa trabalhar a arte com mais segurança precisa primeiramente viver, respirar e conhecer a arte.
Têmpera alho: amarelo
Têmpera alho
Têmpera ovo
Têmpera alho: cores primarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário