quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A oficina de fabricação de tintas foi um sucesso!

Fizemos um passeio pelo universo da arte ...aprendendo um pouco sobre o surgimento das tintas.
Em seguida, estudamos sobre pigmentos naturais, aglutinante e carga. Experimentando tintas feitas com cenoura, couve e beterraba.O grande destaque ficou por conta das têmperas: alho e ovo. Com as mãos na massa foram produzidas as temperas de alho e ovo criando assim um espaço de investigação, pesquisa e compreensão do que trabalhar nas escolas.

" Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar." ( Fayga Ostrower, Criatividade e Processos de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.)

Vale afirmar que a arte no contexto escolar não tem a exigência de desenvolver um saber especializado, mas visa introduzir a criança no universo da produção de arte. Assim, a arte deve ser entendida como um momento prazeroso de fruição, experimentação, conhecimento e expressão.

Para que o professor possa trabalhar a arte com mais segurança precisa primeiramente viver, respirar e conhecer a arte.

Têmpera alho: amarelo


Têmpera alho

Têmpera ovo

Têmpera alho: cores primarias

Foi essa a vivência da segunda oficina: promover a experimentação em situações reais, para que assim os professores possam internalizar, recriar e redefinir seu próprio fazer artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário