segunda-feira, 24 de setembro de 2012

REGISTRO DA PRATICA ATRAVÉS DO RELATO DE EXPERIENCIA


Grande parte dos professores realizam atividades excelentes com seus alunos, mas não registram as experiencias. Pesquisando um pouco sobre esse assunto encontrei o material que segue abaixo, essas orientações são úteis, uma vez que é necessário registrar nossas práticas diárias. 
O roteiro foi elaborado pelo  Instituto Arte na Escola por meio do Comitê de Publicações visando colaborar com os processos de formação continuada de arte-educadores, o qual foi compartilhado pelo blog Arte-educadores do Espirito Santo e apresento aqui para vocês.
Então, vamos compartilhar essa leitura!


Como registrar minha prática?
O registro do cotidiano é muito importante para documentação e posterior recuperação e avaliação.Por meio dos registros de suas atividades em sala de aula você poderá identificar suas descobertas, refletir sobre o desenvolvimento dos alunos, incrementar as boas práticas, criar novas idéias, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem e muito mais.O registro é considerado uma das etapas do planejamento e é interessante reservar um período de tempo após as aulas para que você possa descrever:- como foi o desenvolvimento das atividades?- como foi a participação dos alunos?- quais as dificuldades encontradas?- como as dificuldades foram superadas?- o que foi aprendido?Existem vários formatos de registro das atividades das aulas ou das produções dos alunos, Alguns exemplos são:- diário de bordo- diários eletrônicos (Blogs ou Fotoblogs)- portfólio- caderno de anotações.

Como escrever um Relato?

Passo 1 – Apresentando o tema. Desenvolva um ou dois parágrafos relatando as origens da atividade que agora você passa a compartilhar com outros professores, baseando-se nas questões a seguir ou em outras que poderão surgir durante o exercício de recuperar a prática realizada na sala de aula.- Como surgiu a idéia de desenvolver este projeto ou atividade?- Esta atividade buscou suprir alguma dificuldade ou problema levantado junto aos alunos?- Como a atividade foi planejada?- O planejamento contou com a participação de outros professores?- Esta atividade está alinhada com o Projeto Político pedagógico da escola?- Esta atividade faz parte de algum projeto da Secretaria de Educação de seu Estado ou município?- Quanto tempo durou? Quando iniciou? Está em andamento ou já foi concluída?- Quantos alunos foram envolvidos?

Passo 2 - Pensando nos objetivosDescreva em poucas linhas quais os objetivos do projeto e de aprendizagem.- Quais os objetivos do projeto? O que pretende alcançar?- Quais áreas do conhecimento podem estar relacionadas?

Passo 3 - Descrevendo o Percurso - Faça uma breve descrição do desenvolvimento das atividades. Procure assinalar as principais etapas da preparação, apresentação aos alunos, desenvolvimento e conclusão; comente os principais acontecimentos, o envolvimento dos alunos, os materiais utilizados Você pode se basear nas questões a seguir, bem como complementar com outras que julgar necessárias:- Quais as etapas realizadas?- Como foi a pré-operação? O que foi necessário organizar e providenciar antes do início da atividade?- Quais os materiais utilizados?- Como foi a apresentação da proposta aos alunos? Contou com a colaboração de outros professores ou parceiros? Como foi a aceitação da proposta?- Quais as ações realizadas?- Como foi o envolvimento dos alunos? Trabalharam em grupos ou individualmente? Houve colaboração?- Quais habilidades e competências mobilizaram?- Quais os principais resultados obtidos?

Passo 4 - Refletindo sobre a experiênciaPense sobre todo o processo vivenciado, do planejamento aos resultados atingidos. Coloque em alguns parágrafos qual sua avaliação da atividade, como foi o envolvimento dos alunos, dos parceiros e da escola?- Foram realizadas avaliações ao longo do percurso? Como influenciaram as ações que se seguiram? Foram realizadas avaliações pelos alunos?- Os objetivos traçados inicialmente foram atingidos?- O que você repetiria? O que não faria mais?- Quais os impactos na comunidade escolar?- Quais as lições aprendidas? Quais as curiosidades? Quais as descobertas?

Passo 5 - Referências bibliográficas - As referências bibliográficas são importantes para que os leitores possam identificar quais os autores principais balizam suas prática e suas reflexões. Ela é fundamental. É como um laboratório que permite outras reflexões e aprofundamentos.Quais as referências (livros, artigos, sites da Internet,) utilizadas no decorrer do trabalho?Textos, imagens, vídeos, sites utilizados com os alunos durante as aulas também devem ser citados.Veja um exemplo:
Sobrenome do autor – em letra maiúsculaNome do livro – em itálicoLocal onde o livro foi publicadoEditora – nome da editoraAno de publicação
CASTELLS, Manuel - Sociedade em Rede: a Era da Informação, Economia.. - V. 1São Paulo: Paz e Terra. 1999

REFERENCIA

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