Grande parte dos professores realizam atividades excelentes com seus alunos, mas não registram as experiencias. Pesquisando um pouco sobre esse assunto encontrei o material que segue abaixo, essas orientações são úteis, uma vez que é necessário registrar nossas práticas diárias.
O roteiro foi elaborado pelo Instituto Arte na Escola por meio do
Comitê de Publicações visando colaborar com os processos de formação continuada
de arte-educadores, o qual foi compartilhado pelo blog Arte-educadores do Espirito Santo e apresento aqui para vocês.
Então, vamos compartilhar essa leitura!
Como registrar minha prática?
O registro do cotidiano é muito importante para
documentação e posterior recuperação e avaliação.Por meio dos registros de suas
atividades em sala de aula você poderá identificar suas descobertas, refletir
sobre o desenvolvimento dos alunos, incrementar as boas práticas, criar novas
idéias, refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem e muito mais.O
registro é considerado uma das etapas do planejamento e é interessante reservar
um período de tempo após as aulas para que você possa descrever:- como foi o
desenvolvimento das atividades?- como foi a participação dos alunos?- quais as
dificuldades encontradas?- como as dificuldades foram superadas?- o que foi
aprendido?Existem vários formatos de registro das atividades das aulas ou das
produções dos alunos, Alguns exemplos são:- diário de bordo- diários
eletrônicos (Blogs ou Fotoblogs)- portfólio- caderno de anotações.
Como escrever um Relato?
Passo 2 - Pensando nos objetivosDescreva em poucas
linhas quais os objetivos do projeto e de aprendizagem.- Quais os objetivos do
projeto? O que pretende alcançar?- Quais áreas do conhecimento podem estar
relacionadas?
Passo 3 - Descrevendo o Percurso - Faça uma breve
descrição do desenvolvimento das atividades. Procure assinalar as principais
etapas da preparação, apresentação aos alunos, desenvolvimento e conclusão;
comente os principais acontecimentos, o envolvimento dos alunos, os materiais
utilizados Você pode se basear nas questões a seguir, bem como complementar com
outras que julgar necessárias:- Quais as etapas realizadas?- Como foi a
pré-operação? O que foi necessário organizar e providenciar antes do início da
atividade?- Quais os materiais utilizados?- Como foi a apresentação da proposta
aos alunos? Contou com a colaboração de outros professores ou parceiros? Como
foi a aceitação da proposta?- Quais as ações realizadas?- Como foi o
envolvimento dos alunos? Trabalharam em grupos ou individualmente? Houve
colaboração?- Quais habilidades e competências mobilizaram?- Quais os
principais resultados obtidos?
Passo 4 - Refletindo sobre a experiênciaPense sobre
todo o processo vivenciado, do planejamento aos resultados atingidos. Coloque
em alguns parágrafos qual sua avaliação da atividade, como foi o envolvimento
dos alunos, dos parceiros e da escola?- Foram realizadas avaliações ao longo do
percurso? Como influenciaram as ações que se seguiram? Foram realizadas
avaliações pelos alunos?- Os objetivos traçados inicialmente foram atingidos?-
O que você repetiria? O que não faria mais?- Quais os impactos na comunidade
escolar?- Quais as lições aprendidas? Quais as curiosidades? Quais as
descobertas?
Sobrenome do autor – em letra maiúsculaNome do livro – em itálicoLocal onde o livro foi publicadoEditora – nome da editoraAno de publicação
CASTELLS, Manuel - Sociedade em Rede: a Era da Informação, Economia.. - V. 1São Paulo: Paz e Terra. 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário