Materiais
1 cabeça de alho (aproximadamente
45g) e 1 copo 150ml de água filtrada.
Potes de plástico de 50 ml ou
mais, com tampa.
Modo de
fazer
Descascar o alho ainda úmido e
bater no liquidificador com a água filtrada. Coar em tecido úmido e limpo
(poderá aproveitar o bagaço para tempero). Reservar o sumo do alho batido que
deverá ser o aglutinante da tinta. Separar esse sumo igualmente em no mínimo
seis recipientes de plástico e acrescentar o pigmento liquido, nas seguintes
proporções:
Amarelo: 10 gotas, Vermelho: 10
gotas, Azul: 10 gotas, Laranja: 10 gotas de amarelo e 1 ou 2 de vermelho,
Verde: 10 gotas de amarelo e 2 de azul, (Simulação) Violeta: 10 gotas de azul e
2 de vermelho (o ideal para conseguir a cor violeta deve ser a mistura de pigmentos
azul e magenta; no nosso caso, estamos usando o vermelho como cor alternativa
para se obter o violeta).
A têmpera a alho é uma tinta
transparente e líquida.. Sua aparência, depois da pintura, assemelha-se também
à aquarela, a cor é luminosa e deixa ver a superfície do papel sob a camada de
tinta. Pela sua transparência, a sobreposição de camadas de cores, uma após a
outra estar seca, permite construir diversos matizes e valores. Podemos pintar
um disco de cores, misturando as cores separadamente em um godê ou forma de
gelo, ou então, usar a sobreposição de cores primárias: ao pintar o amarelo
sobre o vermelho, temos o laranja e, sobre o azul, a cor verde. Misturando o
magenta com o azul obteremos o violeta e assim sucessivamente. Os pincéis devem
ser macios e de ponta redonda.
REFERENCIA
BRANDÃO,
Joyce. Cor e laboratório de tintas e materiais/ Joyce Brandão. –
Vitória:Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e à
Distância,2009.
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