quarta-feira, 12 de setembro de 2012

OFICINA DE FABRICAÇÃO DE TINTAS

Oficina 2 - Têmpera alho
Materiais
1 cabeça de alho (aproximadamente 45g) e 1 copo 150ml de água filtrada.
Potes de plástico de 50 ml ou mais, com tampa. 

Modo de fazer

Descascar o alho ainda úmido e bater no liquidificador com a água filtrada. Coar em tecido úmido e limpo (poderá aproveitar o bagaço para tempero). Reservar o sumo do alho batido que deverá ser o aglutinante da tinta. Separar esse sumo igualmente em no mínimo seis recipientes de plástico e acrescentar o pigmento liquido, nas seguintes proporções:

Amarelo: 10 gotas, Vermelho: 10 gotas, Azul: 10 gotas, Laranja: 10 gotas de amarelo e 1 ou 2 de vermelho, Verde: 10 gotas de amarelo e 2 de azul, (Simulação) Violeta: 10 gotas de azul e 2 de vermelho (o ideal para conseguir a cor violeta deve ser a mistura de pigmentos azul e magenta; no nosso caso, estamos usando o vermelho como cor alternativa para se obter o violeta).

A têmpera a alho é uma tinta transparente e líquida.. Sua aparência, depois da pintura, assemelha-se também à aquarela, a cor é luminosa e deixa ver a superfície do papel sob a camada de tinta. Pela sua transparência, a sobreposição de camadas de cores, uma após a outra estar seca, permite construir diversos matizes e valores. Podemos pintar um disco de cores, misturando as cores separadamente em um godê ou forma de gelo, ou então, usar a sobreposição de cores primárias: ao pintar o amarelo sobre o vermelho, temos o laranja e, sobre o azul, a cor verde. Misturando o magenta com o azul obteremos o violeta e assim sucessivamente. Os pincéis devem ser macios e de ponta redonda.


REFERENCIA

BRANDÃO, Joyce. Cor e laboratório de tintas e materiais/ Joyce Brandão. – Vitória:Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e à Distância,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário