ATIVIDADES
DE ARTES VISUAIS
Dicas:
Bloco: Fazer artístico - 0 a 3 anos
1.
Fazer desenho mágico: papel ofício, lápis de cera
branco e tinta guache
2.
Textura, forma e cor: colagem de areia colorida em
quadrados, triângulos e círculos.
3.
Desenho livre branco no preto: giz de cera branco e
papel cartão ou bolinha de sabão (canudo, detergente com anelina) molhar o
canudo assoprar.
4.
Arte tridimensional – levar canudos, objetos que
tenha volume para colagem.
Bloco: Fazer artístico - 4 e 5 anos
1.
Fazer desenhos a partir de linhas, pontos, formas.
2.
Fazer colagens com tecidos, embalagens, (papelão)
da região.
3.
Fazer um desenho pequeno no papel ofício e depois
fazer este mesmo desenho na cartolina (em escala maior).
4.
Fazer desenho a partir de outro proposto pelo
professor ou fazer desenhos do próprio corpo.
Bloco:
Apreciação em Artes Visuais
0
a 3 anos
1.
Levar imagens regionais diversas para que as
crianças analisem como quiserem as imagens. O professor deve acolher e
socializar a fala da criança. (todas as equipes vão analisar)
Bloco:
Apreciação em Artes Visuais
4 e 5
anos
1.
Pedir para que as equipes analisem as imagens e
fazer perguntas (O que você mais gostou?, Como o artista conseguiu estas
cores?, Que instrumentos e meios ele usou?, O que você acha que foi mais
difícil para ele fazer?)
2.
Oferecer dados da vida do autor, suas obras e
outras características.
3.
Levar figuras conhecidas pelas crianças que são
vistas em filmes, desenhos e pedir para elas analisarem.
4.
Fazer dramatizações a partir dos desenhos
conhecidos ou dos feitos pelo próprio aluno.
5.
Expor as obras das equipes para que todos vejam
(levar papel metro para colar as imagens)
Orientações
Gerais para o Professor
1.
Organização do tempo: Redimensionar as atividades
propostas.
-
Atividades permanentes: Ocorre regularmente, rotina das crianças. Garantir
um tempo para que a criança para que a criança possa desenhar diariamente sem a
intervenção do professor.
-
Seqüências de atividades: Série planejada e orientada de tarefas com o
objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São seqüências que
podem fornecer desafios. Ex: Se o objetivo é fazer com que as
crianças avancem em relação ao desenho da figura humana, pode planejar várias
etapas de trabalhos complementares como: jogos de percepção e observação de seu
corpo e do colega; desenhar a partir de um desenho colocado no papel com uma
parte do corpo; etc
- Projetos: O
projeto parte de um tema proposto pela criança podendo ter a culminância
através da construção de um cenário para brincar ou de uma maquete, etc.
2. Organização do espaço: Os
locais devem favorecer o andar, o correr, o brincar dando o máximo de autonomia
para usos dos materiais. Fazer cantos: de brinquedo, de artes visuais, de
leitura. Organizar ateliês, lugar de secagem, etc.
3. Os recursos materiais: diversidade
de materiais:
De
uso corrente: lápis preto, lápis de cor, giz de cera, carvão, pincéis, papéis,
tecido, tintas argila, massas, caixas, tesouras, etc.
Outros
materiais: canudos, esferas, conta-gotas, colheres, cotonetes, carretilhas,
carimbos, escovas, pentes, palitos, sucatas, elementos da natureza, etc.
Observação,
registro e avaliação formativa
- A
avaliação deve buscar o processo de cada criança, afastando julgamentos com
feio ou bonito, certo ou errado.
- A
observação deve ser constante.
- O
registro da observação e da percepção tanto no grupo como individual fornecem
parâmetros valiosos para a escolha dos conteúdos a serem avaliados.
- Em
artes a avaliação deve ser processual e deve ter um caráter de análise e
reflexão. Explicitando as conquistas das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário