ISOPORGRAVURA: Atividade desenvolvida para a Educação Infantil em Artes Visuais.
A técnica da gravura foi criada há muitos séculos e consiste basicamente numa reprodução de imagens. Segundo Oswaldo Goeldi " A gravura é o que é gravado."
Para fazer uma gravura,é necessário produzir uma placa com sulcos, marcas que é chamada de Matriz.O resultado fica impresso no papel, isto é, a tinta deixa sobre ela as marcas da matriz, formando o desenho.
A arte da gravura se desenvolve em etapas, o que possibilita o contato com materiais e suportes diversos. Além de promover a vivencia do processo semelhante a de um artista que trabalha com gravura.
Escolhemos a isoporgravura pois, crianças pequenas,que não tem habilidade para manusear instrumentos de gravação como goivas e ponta seca, podem trabalhar com caneta esferográfica palitos, tampinhas sobre as bandejas de isopor ( aquelas de supermercado) para produzir a matriz. Desse modo, a criança tem o contato com a arte da gravura e com suas principais características: impressão, cópias, inversão e construção da imagem.
A atividade foi desenvolvida em seis etapas:
1- Preparação do isopor
( cortar as abas da bandeja com tesoura ou estilete. Vale lembrar que o tamanho da bandeja será o tamanho da gravura.)
2- Preparação do desenho
( Nesta etapa nós desenvolvemos a releitura da obra Formação de Carreteis de 1960, do artista Iberê Camargo. O modelo da releitura pode ser desenvolvido em papel sulfite ou diretamente no isopor. Devemos lembrar que a imagem gravada sairá sempre espelhada, assim, para imprimir letras e números, deve-se desenha-los invertidos da direita para a esquerda).
3- Gravação
( É o momento de transferir o desenho para o isopor ou desenhar diretamente sobre a matriz com material que marca a superfície: goivas, canetas, tampas, palitos entre outros).
4- Entintagem
( Para realizar esta etapa a mesa ou o espaço a ser utilizado deve ser forrado com jornal e os materiais a serem utilizados devem estar próximos. A tinta pode ser colocada numa bandeja de isopor e o rolinho deve ser umedecido com ela.É importante observar se a tinta está muito densa ou muito rala pois, para ter um bom resultado ela deve estar na consistência ideal. Passe o rolinhos obre a matriz até cobri-la totalmente.)
5- Impressão
( A matriz entintada pode ser colocada no centro da folha de sulfite e sobre a matriz coloca-se uma nova folha de papel que deve ser pressionada com a mão para que a tinta passe para o papel. Retirar com cuidado o papel e se necessário repetir o procedimento. A impressão pode ser feita com cores diversas.)
6- Finalização
( Deixar o trabalho secar. As tiragens de uma mesma matriz devem ser numeradas na ordem de impressão. A numeração é feita por uma fração - 1/3 -é feita a lápis, na parte inferior esquerda, logo abaixo da impressão. A assinatura do autor e a data na parte inferior direita. O nome da obra será escrito na parte central, entre aspas.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário