quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MOSAICO RECICLADO



Mosaico
A arte do mosaico teve início mais ou menos no ano 3000 AC. na antiga Mesopotâmia. Mas foi na era bizantina que o mosaico tornou-se rico, inovador e luminoso decorando as igrejas bizantinas.

Na Grécia foi encontrado um dos documentos mais antigos relativo à arte do mosaico (meados do século III a.C). 
O ‘Estandarte de Ur’ (acima - 3500 a.C), é considerado pela maioria dos historiadores como o mosaico mais antigo. Foi encontrado na Suméria (antiga Mesopotâmia), atual Iraque. Um dos murais narra cenas de guerra; no outro, cenas domésticas.

No apogeu do Império Romano a arquitetura utilizou-se muito dos mosaicos como elemento decorativo, sobretudo nos pavimentos onde eram representadas composições ornamentais, cenas familiares, paisagens e alegorias. 
As ruínas de Pompéia e de Roma ainda conservam muitos exemplos dessa arte. Embora conhecido desde a antiguidade, o Mosaico como expressão artística , está particularmente associado à cultura bizantina, que o disseminou. No início do século XIII era grande a influência da civilização bizantina no mundo. E, com a tomada de Constantinopla (1203) pelos cruzados, o mosaico espalhou-se mais, devido à fuga dos artistas para outros lugares.

Na Grécia três igrejas comprovam o esplendor desta arte: Hosios Lukas, Nea Moni e o Mosteiro de Dafne, na estrada de Atenas.

Essa arte era conhecida, também, na América pré-colombiana, principalmente pelos Maias e pelos Astecas. Os materiais mais usados eram o quartzo, a malachita, o jade e outros minerais, havendo preferência pela turquesa.

Nos séculos XIV e XV, devido ao alto custo e laboriosidade, o mosaico foi sendo substituído pelo afresco. Ressurgiu em Roma, na Renascença, na Basílica de São Pedro e de outros templos italianos, mas não mais com o caráter monumental do período bizantino.

O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.



















ATIVIDADE

Faça um desenho e em vez de pintar ou colorir, você recorta muitos pedacinhos de plástico ( de vidros de shampoo, condicionador,amaciante, entre outros) bem coloridos e então compõe um lindo mosaico! 


Material:



Suportes ( tacos velhos, papelão, madeira,vasos de cerâmica,latas, etc.)
Plástico bem colorido
Tesoura 
Cola 
Massa corrida


Pano velho para limpeza


Como fazer:
  • Primeiro recorte quadradinhos de plástico ( material reaproveitado) bem pequeno;
  • Escolha um suporte para trabalhar;
  • Faça um desenho( pode ser uma releitura);
  • Cole os quadrinhos com cola branca no suporte escolhido;
  • Espere a cola secar;
  • Passe massa corrida em toda extensão do desenho e limpe com delicadeza.
  • Espere secar e retire todo o excesso.Cole dentro do desenho que você fez. 


REFERENCIAS
História da arte 1 - Gildo Pereira Teixeira - UFES, 2010
http://pt.wikipedia.org
http://taislc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário